Ji - Jornal do Intensivista

Publicação Oficial da SOBRATI

Setembro de 2013

SOBRATI FAZ 10 ANOS DE SUCESSO E SERVE COMO MODELO INTERNACIONAL

O Ji entrevistou o Presidente Fundador da SOBRATI Dr. Douglas Ferrari, graduado pela Universidade Estadual Paulista, cursou em todos os níveis educacionais em Escolas Públicas.   Exerce a atividade de Emergência há quase 30 anos e idealizou a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, um marco histórico que colocou o Brasil no cenário internacional como a maior Associação Intensiva . Com bases na Ética e Humanziação, mantém as diretrizes associativas como Presidente Honorífico, fala de liderança, de formação ética e conquistas associativas, coordenando a formação de mais de 4000 profissionais intensivistas . Veja entrevista. Colaborou J.Aires.

1. Por que foi criada a SOBRATI  ?

DF - A SOBRATI nasceu de um ideal interdisciplinar. O modelo brasileiro era verticalizado na saúde, havia um forte domínio de uma elite que persistia em limitar a ação das demais profissões, sobretudo na emergência e UTI. Nossa história começa na defesa da idéia de que EQUIPE é um CORPO de SAÚDE. Aprendi a conviver com as diferenças, compreender os anseios dos demais profissionais e a partir dai tomei uma decisão onde o conhecimento,  formação e experiência deveriam ser todos compartilhados com os colegas de todas as profissões no ambiente UTI. Isto aconteceu no ano 2000, onde foi criado o hoje Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva e um Programa Nacional de Formação Interdisciplinar de UTI. Esta foi a mudança, resgatamos o conceito de Terapia Intensiva de 1855 de Florence Nightingale, colegas foram recebidos de forma igualitária, harmoniosa e respeitosa. Adotamos a ética Cristã e selecionamos pessoas de qualidade, quem não tem, não fica na SOBRATI sem buscá-la. Portanto, a SOBRATI foi criada para aglutinar todas as profissões em uma mesma Associação, no mesmo patamar de idéias e respeito.

 

2. O que a SOBRATI conquistou nesses 10 anos ?

DF- Primeiro o respeito e a percepção que não há mais domínio profissional, a Saúde se faz com equipe. Mostrou que tem tem idéias, ideologia, uma forma de pensar, um caminho. A SOBRATI nunca mudou, mantém há10 anos o mesmo direcionamento, existe a liderança natural, formada em debates de idéias, a Instituição é preservada com distribuição de responsabilidades. Nossa maior conquista é a nossa IDEOLOGIA criada nos pilares de Democratização, Humanização e Qualificação das UTIs. Este é o caminho. Temos clareza de propósitos, ideais de equipe. Esta é maior conquista, manter-se no seu propósito, as demais conquistas são consequências naturais de uma forma de pensar. Mas poderíamos enumerar várias conquistas, como a criação do Conselho Nacional de Intensivistas, Programa Educacional Interdisciplinar sólido, Programa Nacional de Titulações, Encontros Científicos e apoio direto ao Ministério da Saúde, entre muitas outras.

 

3. Por que a SOBRATI recebeu críticas por parte de alguns profissionais ?

DF- Diria por uma questão educacional e cultural. No cristianismo a Justiça e a Verdade devem prevalecer para libertar o homem, todavia poucas pessoas conhecem a verdade ou tem a capacidade emocional ou intelectual para entendê-la. O Brasil foi e ainda é um país escravagista, 80% dos brasileiros sobrevivem num sistema caro e historicamente destinado a classe dominante. Há uma cultura do domínio, o próprio Ministro da Saúde, médico altamente conceituado e sério disse: Prevalecem a arrogância e a ignorância. É isso, há o despreparo, o pouco entendimento de ética, educação e respeito, pois tudo começa no berço familiar. Pessoas bem formadas educacional e moralmente sabem da importância da SOBRATI e suas conquistas. A criação da Sociedade brasileira de Terapia Intensiva era óbvia, porém poucas pessoas a viam " enxergavam, mas não viam o óbvio", eram incapazes de enxergar além dos seus limites, seja por ego, seja por desinformação ou formação distorcida profissional. Percebi neste processo todo que a classe intensivista de todas as profissões não se deixa enganar, são críticos e inteligentes e tem meu respeito e admiração por terem nos dado este apoio e que, com certeza,  fazemos por merecê-lo.

 

4. O que falta para a SOBRATI ? Como funciona seu mandato ?

DF- Nada, absolutamente nada falta. A SOBRATI tem o que é de mais importante, sua ideologia. Poucas pessoas entendem o que significa a liderança sobre a orientação da ideologia associativa. Liderança se preocupa com seu corpo associativo, amplia oportunidades, faz da associação um encontro e de crescimento profissional onde todos buscam seus interesses e colaboram de forma direta. Liderança tem que ter princípios morais, éticos e familiares. Liderança tem que ser transparente, informar e informar, sempre com transparência, sem omissão ou distorção de fatos. Portanto, já temos o que precisamos: Ideologia, Coragem e Respeito. Em relação ao meu mandato é importante esclarecer que o que rege uma Associação é o Estatuto. Ao criar a SOBRATI procurei estabelecer mecanismos que "blindaram" a penetração de "falsos profetas". No estatuto, previsto em Lei, houve a criação do Conselheiro Mor, o Presidente Fundador Honorífico, que cabe a ele manter as direções ideológicas com seu Conselho Consultivo.  A grande parte das Associações Brasileiras desintegra em função de lideranças incompetentes e que agem de forma arbitrária individualizada incapacitada, tomando atitudes que colocam em risco o Corpo Associativo e o nome da Instituição. Ser Presidente Fundador é como ser um pai verdadeiro, que não abandona seu filho, dedica-se a ele, pega na sua mão e só deixa de conduzi-lo quando já está na velhice e sem forças físicas, cumpre sua missão honrosa e de forma corajosa, sem abandono, assumindo erros e acertos.. A SOBRATI ainda é muito jovem, como prevê o Estatuto, tudo no seu tempo, jovens líderes surgem de forma natural, espontânea e humilde. A SOBRATI respeita a minha história pessoal e temos muitas batalhas pela frente , tenho que estar na linha de frente.

 

5. Qual a principal característica associativa da SOBRATI ?

DF- A independência. A SOBRATI respeita todas as Instituições e suas ideologias, mas age com independência na defesa da equipe. Não fala uma coisa e faz outra, é transparente, defende com independência, mostra sua cara, deixa muito claro o que pensa e o que quer. O falido e imoral Ato Médico, mostrou que a SOBRATI age de forma independente. Recebi ofícios e mais ofícios de ameaça por parte de  Associações e Conselho Médico, pego todos e engaveto, hoje nem mais respondo, beira a infantilidade. São discussões pueris.  A Saúde Brasileira precisa de idéias, soluções e discussões amadurecidas, inteligentes e conjuntas. Muitas coisas não concordo, como a  forma que estão vindo os médicos cubanos, mas se houve decisão jurídica e governamental, serei o primeiro a apoiar e recebê-los com ética e respeito. O Brasil está acima de nós. Isto é a SOBRATI, uma Associação Independente e com clareza de idéias, não quer mudar seu nome, sua designação, não fica preocupada com a vida alheia, faz seu trabalho.

 

6. O que significa a Titulação da SOBRATI ?

DF- A SOBRATI é reconhecida nacional e internacionalmente como a maior Associação de Terapia Intensiva, abandonou o modelo americanizado copiado em cores e protocolos associativos. A  SOBRATI é Verde e Amarela, tem orgulho da Nação Brasileira, percorre todas as regiões, exerce a humildade. A Titulação Brasileira tem um histórico americanizado onde, nos EUA,  profissionais recebem 3 vezes em relação ao brasileiro e gastam 3 vezes menos, menor custo de vida.  A SOBRATI mostrou que tem qualidade, vida própria, protocolos próprios, criou o Curso IBS com sua própria chancela, fato copiado até por outras associações. São Paulo é a capital mundial da emergência, são mais de 30 milhões vivendo no mesmo espaço. Portanto, a Titulação passou por todo este contexto, a chancela associativa forte que  não deve ser ato de humilhação e imposição, deve ser ato de aproximação e reconhecimento. O Título de Especialista da SOBRATI acabou com os Senhores da Razão, "eu pergunto e você responde". Reprovam, humilham, rebaixam e dizem: você não é um bom intensivista porque você não sabe calcular o Swan Ganz. Acabamos com isso, queremos saber se você conhece ética, normas institucionais e governamentais, protocolos básicos, etc. Tanto que o sucesso foi rápido que já quiseram nos impedir, nunva vi como gostam de tutela. O TETI é uma realidade. Lembramos ainda que é uma Titulação para todas as profissões.

 

7. Quais são suas considerações finais ?

DF- Agradecer. Agradeço a comunidade intensivista brasileira em ter acreditado nesta mudança. Em todos os ataques sofridos, dobrávamos o número de associados, portanto uma resposta clara da nossa idoneidade. Nunca fizemos críticas sem que fossemos provocados em defesa da nossa imagem. Em 10 anos conquistamos nossa titularidade no INPI, órgão governamental, formamos mais de 4000 profissionais no Sistema de Pós Graduação e não temos, até hoje, qualquer ação jurídica que nos impediu de exercer o livre direito educacional e associativo, portanto somos a primeira Associação Internacional de UTI merecidamente, por competência, ética e trabalho. A SOBRATI plantou uma semente que já deu frutos e disseminou por todo o país o fim do domínio verticalizado da saúde. SOBRATI é isso, Equipe, Respeito e Independência. Quem copiá-la, estará no caminho certo. Saudações Intensivistas à todos.