A GRIPE SUÍNA ENSINA O MUNDO, CRIA A EMERGÊNCIA MUNDIAL ...
O mundo Globalizado
Como profissionais da Emergência e UTI, não podemos deixar de registrar o impacto emocional, financeiro e da assistência na saúde pública mundial. O mundo globalizado tem nos colocado em novos desafios. Epidemia de nível V (“transmite de pessoa a pessoa, porém acomete países vizinhos onde a pandemia é iminente”), foi desencadeada rapidamente. O sistema aéreo contribui para diminuição das distâncias, nações se aproximaram e interagiram de forma rápida e veloz.
O impacto do tempo
Felizmente o vírus influenza H1N1 demonstrou seu baixo poder de virulência ( capacidade patogênica ), impactando em poucas mortes, porém o pior poderia ter acontecido, já que estima-se que somente num prazo de 6 meses teríamos finalizado uma vacina.
O Ensinamento das Guerras
Em um mês, 10.000 casos em 40 países com 80 óbitos. Diferente da Gripe Espanhola, a influenza pneumônica matou 40 milhões de pessoas no período da I Grande Guerra Mundial que teve o saldo de 16 milhões de mortos em conflitos.
A Vulnerabilidade das Fronteiras
Ainda que não sendo um vírus de alta letalidade, preocupou a Organização Mundial da Saúde em virtude da facilidade que disseminou para vários países. Esta vulnerabilidade de “fronteiras” tornou-se um sério problema para comunidade mundial e para o sistema de emergência.
A Escolha
A mutação viral é fato. Sabemos que a utilização de anti-retrovirais favorecem cepas resistentes e com potencial patogênico maior. Duas alternativas: Podemos ter no futuro uma pandemia de proporções graves, sobretudo em grandes centros onde há densidade populacional que já ultrapassou o bom senso e a capacidade. Uma outra alternativa, todos os países unirem-se para elaborar planos conjuntos compreendendo que uma simples gripe pode mostrar ao mundo, pela primeira vez quantificada, o potencial da transmissão viral entre fronteiras.
Infecções Mundiais
A AIDS já atinge 33 milhões de pessoas no mundo, com acréscimo de 3 milhões ao ano, a Tuberculose tem 8 milhões de novos com 1/3 da população mundial infectada pelo Mycobacterium tuberculosis ( fonte MS Moçambique ), há previsão para 2020 de 150 milhões de novos casos ao ano, 95% em países pobres. 250 mil crianças perdem suas vidas anualmente em uma doença curável.
Nasce a Emergência Mundial
O ciclo da miséria, da pobreza e da individulalização dos países levou a um novo conceito designado pela ONU de EMERGÊNCIA MUNDIAL. Mudanças urgentes onde a união dos povos, a ajuda humanitária e um mundo “sem fronteiras”, trarão a paz, a saúde e o bem estar da humanidade. Neste sentido a SOBRATI tem colaborado com ações efetivas e sociais para fazer a sua parte. Estamos atentos aos novos conceitos, neste Congresso Hospitalar será aberta a Sociedade Mundial de Emergência e Resgate, criado um Corpo de Socorristas Mundial. Somos brasileiros, mostramos ao mundo que podemos liderar idéias e ideais. A Gripe Suína ensinou ao mundo que não temos fronteiras, raças ou nações, somos únicos, humanos, frágeis e mortais..