NASCIA FLORENCE NIGHTINGALE, A UTI E A ENFERMAGEM

Editorial - Revista Intensiva - Edição 25 - Abril/Maio 2010

Ferrari D.

 Em 12 de maio de 1820 nascia em Florença, na Itália, Florence Nightingale. Voluntária nos Campos Scurali na Criméia, pode exercer seu trabalho de humanismo e cristianismo praticando a assistência da enfermagem aos feridos de Guerra.

  Nos seus 34 anos, já percebia a necessidade de mudar a assistência à saúde, que o ser humano necessitava reavaliar sua consciência, e que a Profissão-Saúde deveria ser o exemplo de dedicação e de ajuda ao próximo.

  Criou o conceito de Terapia Intensiva, hoje resgatado pela SOBRATI no Brasil. Trabalhou de forma interdisciplinar e criou a Enfermagem Científica, num profissional humanizado, de conhecimento e dedicado.

  Mas Florence percebeu que eram muitos os caminhos a serem trilhados pela Humanidade desprovida da fraternidade, guiada pelo materialismo e uma Sociedade individualista.

  São 190 anos do seu nascimento e 155 anos da criação da Terapia Intensiva e de um modelo emergencial humano, interdisciplinar e técnico. Florence não percebeu a dimensão do seu trabalho que impactou na formação das UTIS mundiais, na ciência intensiva e na emergência democratizada e ética.

  Infelizmente estamos assistindo ainda no Brasil e no mundo que a humanidade muito tem a aprender, evoluir e realizar para contribuição da Qualificação, Democratização e Humanização das UTIS e Unidades Emergenciais.

  São Pronto-Socorros desumanos. Homens, muheres e crianças são divididos em grupos com convêniios, 20%, e sem convênios, 80%. Unidades  Emergenciais chegam a dividir áreas físicas com música, ar condiconado, padrão e tempo de atendimento sem queixas. Os usuários desprovidos de convênio ficam a mercê da própria sorte.

  No Brasil existem 50 milhões de cidadãos que estão abaixo da linha da pobreza. Profissioanis de saúde afastam-se cada vez mais das perferias. Num processo desigual e injusto, não temos muito o que comemorar na Semana da Enfermagem, porém temos sim que relembrar os ideais de Florence, numa Terapia Intensiva e Emergência mais humanas, fraternas onde pessoas agonizam, pedem socorro, encontram-se feridas e buscam a mão amiga do profissional emergencista.

  Nossa homenagem e eterna gratidão a jovem que abandonou seu conforto e riqueza para mostrar ao mundo que podemos e devemos cuidar com amor, com determinação, com humanização e conhecimento nossos semelhantes.

  Uma justa homenagem a Dra Florence Nightingale, a criadora da Terapia Intensiva, da Enfermagem e da Humanização na Saúde. Nós lhe agradecemos, seus ideais estão cada vez mais vivos ....

  ( Dra Florence será condecorada com a ‘’Ordem dos Intensivistas Brasileiros’’ em reconhecimento ao seu trabalho na criação e desenvolvimento da Terapia Intensiva Mundial, num modelo Humano, Qualificado e Democrático – Pilares da SOBRATI ).